Você sabia que o Seguro Viagem cobre muito mais do que as despesas médicas? Parte 2

13/08/2017

Todos desejam o melhor atendimento possível quando o assunto é saúde. Quando estamos em nossa cidade, cercados por familiares e amigos, sabemos que durante uma emergência alguém vai cuidar dos filhos, de um parente idoso, das plantas e dos animais.

Durante uma viagem, estes assuntos podem representar uma grande preocupação, além do custo adicional, se antes de sair, o viajante não se preocupou em fazer um seguro viagem.

Na primeira parte deste artigo, falamos de diversos itens de assistência médica e hospitalares cobertas pelo seguro, nesta segunda parte, vamos abordar outros aspectos muito importantes que vão garantir a sua tranquilidade em caso de alguma necessidade no exterior.

1. Convalescença em hotel.

Imagine a situação, você se programou para passar três dias numa cidade, mas sofre um acidente ou tem alguma enfermidade que exige a sua internação hospitalar. Após a internação, você ainda não está apto a seguir viagem, precisa permanecer mais alguns dias se recuperando. Essa cobertura permite até cinco dias de hospedagem para a convalescência em um hotel ou pousada, dentro do limite contratado na aoólice de seguro. Tratamentos estéticos, cirurgias plásticas ou exames de rotina, estão excluídos desta cobertura.

2. Acompanhamento familiar.

Nada pior do que adoecer ou sofrer um acidente no exterior e ficar só num quarto ou enfermaria de hospital. Esta cobertura oferece uma passagem aérea em classe econômica e cinco diárias de hospedagem (de acordo com os valores contratados nas coberturas) para que um familiar possa acompanhar o tratamento e certificar-se de que tudo está bem, caso o segurado precise ficar internado por mais de três dias e não tenha mais condições de continuar viajando.

3. Cancelamento e/ou interrupção de viagem.

Além da remarcação do bilhete aéreo, o cancelamento de hospedagem, pacotes turísticos, traslados e passeios, também pode gerar cobrança por despesas não reembolsáveis e multas que podem causar um prejuízo considerável. Por isso é importante verificar se o seguro que você contratou oferece algum tipo de proteção para o reembolso dessas despesas. Caso possua, confira o valor da cobertura, que pode variar de acordo com o plano contratado e a empresa escolhida, mas de um modo geral, abrange as situações abaixo:

  • Acidente pessoal ou enfermidade grave do Segurado que impossibilite a continuidade ou prosseguimento de sua viagem.
  • Morte ou internação hospitalar por mais de 03 (três) dias em decorrência de Acidente Pessoal ou enfermidade declarada de forma repentina e de maneira aguda do cônjuge, pais, irmãos, filhos ou sogro (a) do segurado. A enumeração é taxativa e não enumerativa.
  • Recebimento de Notificação judicial improrrogável para que o Segurado compareça perante a Justiça, desde que o recebimento da referida notificação ocorra durante a Viagem.
  • Declaração de uma autoridade sanitária competente determinando que o Segurado permaneça em quarentena, desde que a declaração seja posterior à contratação da viagem e/ou serviços turísticos.

(Condições gerais Affinity 2017, p. 82)

4. Regresso de menor ou idoso desacompanhado.

Você está fazendo uma viagem maravilhosa pelo destino dos seus sonhos, acompanhado de uma pessoa idosa, maior de 75 anos, ou de um menor de idade, que não condições de seguir viagem sozinho. De repente, começa a sentir-se mal, precisa ficar internado e não pode mais seguir viagem. Será emitido um ticket aéreo em classe econômica, dentro dos limites contratados no seguro, para que essa pessoa tenha condições de retornar à sua residência em segurança.

Esta cobertura costuma aplicar-se nos seguintes casos:

  • Morte, Acidente Pessoal ou enfermidade grave do Segurado que impossibilite o prosseguimento de sua viagem;
  • Internação hospitalar por mais de 03 (três) dias em decorrência de Acidente Pessoal ou enfermidade declarada de forma repentina e de maneira aguda do Segurado.

(Condições gerais Affinity 2017, p. 93 - 94)

5. Regresso Antecipado.

A vida tem as suas surpresas, muitas são boas e enchem o coração de alegria, mas outras são desagradáveis, causam a interrupção da viagem e obrigam o retorno imediato ao país de origem.

As remarcações de bilhetes aéreos, podem gerar cobrança de multas e diferenças tarifárias bem altas. É nesse momento que a cobertura de regresso antecipado pode ajudar, pois ela oferece ao segurado o reembolso referente a aquisição de um ticket aéreo na tarifa econômica, de acordo com a cobertura do plano contratado. Esta cobertura pode variar de acordo com a empresa contratada, mas costuma se aplicar às seguintes situações:

  • Acidente pessoal ou enfermidade grave do Segurado que impossibilite a continuidade ou prosseguimento de sua viagem.
  • Morte ou internação hospitalar por mais de 03 (três) dias em decorrência de Acidente Pessoal ou enfermidade declarada de forma repentina e de maneira aguda do cônjuge, pais, irmãos, filhos ou sogro (a) do segurado. A enumeração é taxativa e não enumerativa.
  • Recebimento de Notificação judicial improrrogável para que o Segurado compareça perante a Justiça, desde que o recebimento da referida notificação ocorra durante a Viagem.
  • Em caso de incêndio, explosão, inundação ou roubo com danos e violência no domicílio de um beneficiário, enquanto este se encontrar em viagem, e se, não houver ninguém que possa cuidar da situação, e seu bilhete original de retorno não permitir a mudança de data.

(Condições gerais Affinity 2017, p. 73)

6. Despesas médicas para esportes de lazer

Algumas viagens oferecem oportunidades de praticar atividades muito interessantes, mas que podem oferecer o risco de alguma lesão, que necessitará de tratamento. A cobertura de despesas médicas para esportes de lazer garante tratamentos como: "internação hospitalar, despesas com radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicamentos utilizados durante a internação hospitalar ou atendimento emergencial médico ou odontológico, sala de operação, anestesia, laboratório, pronto-socorro, assistência de enfermeiro(s) diplomado(s) e honorários médicos e odontológicos." Um detalhe importante desta cobertura, é que ela não se aplica a esportistas profissionais em competições, acidentes de trabalho, caça a animais perigosos, montanhismo a mais de 6.000 metros, espeleologia, salvamentos em mar ou montanhas desabitadas e em Zonas de guerra. Para aqueles que gostam de esquiar no inverno, é importante certificar-se de que está praticando esta atividade em uma pista certificada.

Quando se trata de planejamento para alguma viagem, algumas economias não valem a pena e podem representar um belo perrengue no final das contas. 

Seguro viagem é aquele serviço que se compra para não utilizar, mas que mostra o seu valor quando a emergência aparece. Por isso pesquise sempre, para ter certeza de que está contratando uma cobertura que será suficiente para o caso de haver alfuma necessidade.

Você tem alguma dúvida sobre seguros da assistência ao viajante? Compartilhe conosco e, nas próximas postagens buscaremos responde-la.

Por: Marcos Vichi

Escolha o melhor seguro para a sua viagem!

Clique no botão abaixo