Quarto e último dia da Trilha Inca para Machu Pichu

27/06/2017

Dia de acordar mega cedo - 3h30 da matina! Os carregadores precisam desmontar o acampamento rápido, para conseguirem pegar o trem em Águas Calientes. O portão de entrada de Machu Picchu abre às 5h (controle de entrada). 

Machu Pichu é linda!
Machu Pichu é linda!

É preciso decidir antes quem vai subir o Wayna Picchu, pois para isso é preciso ir mais rápido que o resto do grupo pra garantir o lugar (tem limite de pessoas). Fazer esse trecho correndo não é fácil...

A sensação de finalmente chegar é incrível
A sensação de finalmente chegar é incrível

A chegada em Inti Punku (Porta do Sol) é emocionante, a primeira visão de Machu Picchu! Mas não perca muito tempo tirando fotos aí, porque dá pra tirar umas muito melhores mais pra frente, em uma pedra grade com uma vista ótima da cidadela! Às vezes uma neblina encobre tudo - por sorte nesse dia isso não aconteceu.

Portal das 3 Janelas
Portal das 3 Janelas

Entrar finalmente em Machu Picchu é uma sensação muito boa, o lugar é espetacular! Não dá pra acreditar que os incas construíram tudo aquilo, com aquele cuidado, com aquela beleza toda, em um lugar tão isolado assim... O passeio que se faz por lá é guiado, passando pelos principais pontos (Casa do Inca, Portal das 3 Janelas, Sala Acústica...), explicando a história de cada um, e dura aprox. uma hora e meia. Depois o tempo é livre, até o final da tarde, quando fecha o parque. O complicado é a quantidade de turistas, muita muvuca onde quer que vá, porque tem muita gente que vai de trem de Cusco pra lá (o número máximo de pessoas é só pra quem faz a trilha)...

Peruaninho observando a paisagem
Peruaninho observando a paisagem

Para subir o Wayna Picchu (esse morro grande que aparece de fundo nas fotos) precisa pegar a senha logo que se chega à Machu Picchu, e tem hora certa pra começar a subida, tem que ficar esperto. Normalmente se faz esse percurso depois do tour pela cidadela. É bem puxado, tem que guardar energias pra esse trecho, mas vale muito a pena. Na

Casa do Inca
Casa do Inca

entrada é preciso deixar a mochila e os lanches, só dá pra levar uma mochila bem pequena. A subida é bem íngreme, em alguns lugares até perigosa, e se faz sozinho, sem guia, então tem que tomar cuidado. Leva mais ou menos uma hora - bem sofrida, porque a essa altura já se está acabado de 4 dias caminhando...

Vista de Machu Pichu, com o Wayna Pichu ao fundo
Vista de Machu Pichu, com o Wayna Pichu ao fundo

É impressionante os incas terem construído tudo isso em um lugar tão isolado!

A vista do Wayna Picchu é espetacular. Tem um platô antes do cume onde compensa ficar um tempão sentado, curtindo a paisagem... o chão é gramado, confortável (bem mais que o pico, onde só tem rochas...), e a visão que se tem é de tirar o fôlego! 

Platô de Wayna Picchu
Platô de Wayna Picchu

E uma calma, bem diferente do monte de turistas lá de baixo... Na descida tem trechos com degraus super estreitos (os incas eram bem pequenos...), tem que tomar bastate cuidado. Entre subida, descida e tempo pra descanso lá em cima, dá pra fazer o Wayna em umas 3 horas.

Vista de cima do Wayna Picchu
Vista de cima do Wayna Picchu

Como o parque só fecha no final do dia, compensa ficar o mais umas horas por lá. Tudo é mega caro (água quase dez reais a garrafinha, comida nem se fala...), então é bom ter uns lanchinhos na mochila, pra agüentar passar a tarde. 

Escadinhas pra descer do Wayna
Escadinhas pra descer do Wayna

Conforme o dia vai passando, a maior parte dos turistas vai embora, e a cidadela vai esvaziando, ficando tranqüila... O sol batendo de lado nas ruínas... Uma energia enorme, uma magia que só dá pra entender estando lá...

Piquenique em Machu Picchu...
Piquenique em Machu Picchu...

Pra ir pra Águas Calientes, a cidadezinha próxima à Machu Picchu, dá pra caminhar, mas é uma pernada... É melhor pegar o busão (tem que ficar esperto no horário pra não perder o último). 

 Arco-íris! Lindo demais...
Arco-íris! Lindo demais...

Lá tem as Águas Termais, um local com piscinas de águas quentes, ótimas pra depois de tanto esforço físico... A água não é muito limpa, mas a essa altura o que importa é que relaxa pra caramba! 

Machu Pichu
Machu Pichu

E é o dia em que finalmente se dorme em uma cama de verdade, e toma mais um banhão de chuveiro... tudo de bom! Compensa muito dormir em Águas Calientes e pegar o trem na manhã seguinte - a própria agência já deixa reservado um albergue pra quem for dormir.

Ruelas de Águas Calientes, cidadezinha próxima à Machu Picchu
Ruelas de Águas Calientes, cidadezinha próxima à Machu Picchu

Terminar a trilha é uma mistura de sensações... alegria, euforia, e tristeza, por ter acabado...

Carol Moreno - 20/11/2008

Publicado originalmente em: https://www.mochilaotrips.com/quarto-dia-trilha-inca-machu-picchu/ Acesso em 27/06/2017

Ver mais