Primeiro dia da Trilha Inca para Machu Pichu

27/06/2017

Trilha, primeiro dia
Trilha, primeiro dia

No primeiro dia da trilha a adrenalina fica a mil. Saímos bem cedo de Cusco, mas como leva umas duas horas de busão até Ollantaytambo, onde começa a caminhada, começamos a trilha mesmo só depois do almoço. Na entrada eles carimbam o passaporte (tem que ficar com ele à mão) e registram a entrada dos grupos.

O começo da trilha
O começo da trilha

O começo da trilha é em uma ponte linda sobre o rio Urubamba, no Km 82. Começa bem tranqüila (mesmo com o nervoso...), o que é bem legal pra ir descobrindo o seu ritmo. Um guia sempre vai na frente, explicando tudo sobre a trilha, e outro sempre fica por último, para acompanhar quem anda em ritmo mais lento.

Rio Urubamba
Rio Urubamba

No primeiro dia a caminhada é mais curta (aprox 4h ou 5h), e não é tão puxado. Tem umas subidas fortes, mas indo sem afobação e dentro do seu ritmo dá pra completar sem maiores problemas. O lance é não ficar pensando em chegar logo no topo, e ir dando um passo de cada vez, curtindo a paisagem e energia do lugar. E também não ficar esquentando a cabeça com o segundo dia - como dizia meu guia, Primero Hoy Dia... Nesse dia ainda dá pra comprar água, gatorade e até chocolate na trilha, mas os preços são mega caros.

Ruínas - primeiro dia de trilha
Ruínas - primeiro dia de trilha

A trilha termina ainda de dia, e quando se chega o acampamento já tava montado, com lanchinho (até com pipoca!), pra matar a fome antes da janta. A agência (da Marisol) é muito organizada, a equipe montava a tenda restaurante com uma mesa bem grande e servia comidas deliciosas nas refeições - impressionante como eles conseguem fazer aqueles pratos todos no meio do mato. Lá se dorme super cedo, porque depois de tanto caminhar ninguém aguenta... O banho é só de gato (com lencinhos umedecidos), mas tem um banheiro na área próxima ao acampamento (sem chuveiro, claro... rs).

Lanche, com direito a pipoca!
Lanche, com direito a pipoca!

Não passei frio à noite com o saco de dormir, mas não dormi muito bem com o chão duro, inclinado, e na expectativa do dia conhecido com o mais difícil da trilha...

Carol Moreno - 17/02/2012

Publicado originalmente em: https://www.mochilaotrips.com/primeiro-dia-trilha-inca-machu-picchu/ Acesso em 27/06/2017

Ver também: