Porque visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma boa ideia?

27/10/2016

Fundado em 30 de novembro de 1939, possui uma extensão de 20 mil hectares ocupando os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Magé e Guapimirim, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos - PARNASO é o terceiro parque nacional mais antigo do Brasil e disputa o posto de unidade de conservação mais visitada com O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu e o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O parque está localizado numa região de clima tropical superúmido, em que a umidade relativa do ar chega a alcançar 80 a 90% e a temperatura varia de 13º a 23º C ao longo do ano, chegando a 5ºC negativos no topo das montanhas. A estação chuvosa se estende de novembro até março e o período de seca, ideal para a prática de caminhada nas trilhas vai de junho até agosto. 

Serra dos Órgãos é como se chama o trecho da Serra do Mar localizado entre os municípios de Teresópolis, Petrópolis Guapimirim e Magé. O Parque Nacional cumpre a função de proteger os mananciais que alimentam as principais bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro: a do Paraíba do sul - abastecida pelos rios que correm na face do Parque voltada para o continente - e a da Baía de Guanabara, alimentada pelos rios que descem pela face voltada para o mar.

Quem planeja banhar-se nas cachoeiras do Parnaso precisa ficar atento às "cabeças d'água" ou "trombas d'água" muito comuns no verão e que oferecem um grande perigo aos frequentadores mais desatentos. Elas causam um aumento repentino do volume de água dos rios, porque as nuvens mais baixas, cheias de água se chocam com o topo das montanhas causando a chuva que desce com grande velocidade até o pé da serra causando sérios acidentes e até mortes. 

Outro ponto de grande interesse é o fato de o Parnaso estar inserido numa área considerada remanescente da Mata Atlântica. Por este motivo ele foi declarado como Reserva da Biosfera no ano de 1991. Sua flora é composta por mais de 2.800 espécies com destaque especial para 369 espécies de orquídeas e mais de 100 de bromélias. 

O parque possui três sedes: Guapimirim, Petrópolis e Teresópolis, que é a principal e oferece ao visitante toda a infraestrutura para acolher e proporcionar momentos agradáveis para famílias e amigos. Entre seus muitos atrativos, destacam-se: Piscina natural e poços de rio, trilhas com diversos níveis de dificuldade, Trilha suspensa, chegando a 9 m de altura, parque acessível a cadeirantes, áreas para piqueniques, loja de lembranças, lanchonete, área de camping com banheiros e lava pratos, estacionamento e vigilância 24 horas

Várias trilhas têm o seu início na sede de Teresópolis:

  • Trilha Mozart Catão: Extensão do percurso: 800 metros e nível de dificuldade moderado.
  • Trilha Cartão Postal: Extensão do percurso: 1200 metros e nível de dificuldade moderado
  • Trilha 360 graus - Nível de dificuldade: leve a moderado - Extensão: 800m
  • Trilha Suspensa: Extensão do percurso: 1300 metros e nível de dificuldade leve.
  • Trilha Pedra do Sino: Extensão do percurso: 11000 metros nível de dificuldade difícil.
  • Trilha da Primavera: Extensão do percurso: 500 metros nível de dificuldade leve.

Com mais de 130 quilômetros de trilhas, o Parnaso é considerado como um dos melhores lugares para a prática de esportes de montanha no país. Aberto à visitação pública todos os dias, esta unidade de conservação merece ser conhecida e estudada para que os seus encantos sejam preservados e as futuras gerações tenham condição de conhecer um lugar cada vez melhor.

Marcos Vichi

Referências:

  • http://www.parnaso.tur.br/
  • http://www.parnaso.tur.br/parque
  • http://www.parnaso.tur.br/parque/sedes/
  • http://www.parnaso.tur.br/parque/trilhas/
  • http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/atributos-naturais.html?id=45:clima&catid=3:artigos
  • http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/atributos-naturais.html?id=46:geologia&catid=3:artigos
  • http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/
  • http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/atributos-naturais.html?id=50:hidrografia&catid=3:artigos
  • http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/atributos-naturais.html?id=48:flora&catid=3:artigos

Encontre a sua aventura aqui!

Clique no botão abaixo