O Guia Básico da Pedra Bonita - RJ

25/10/2016

A Pedra Bonita é uma montanha de 696 m de altitude que está inserida no setor C do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, nas imediações do Bairro de São Conrado.  No decorrer do século XIX a sua cobertura vegetal sofreu grande devastação por conta da extração de madeira para a produção de carvão e lenha e devido às fazendas dedicadas ao cultivo de flores e hortaliças que se instalaram nas suas encostas.

A partir de 1861, D Pedro II, preocupado com a falta d'água e com o grande calor que castigava a cidade, decidiu implementar um projeto de reflorestamento para recuperar os mananciais de água que estavam secando e para devolver às montanhas da cidade, a vista exuberante da floresta.

Com uma trilha simples e bem demarcada, a pedra Bonita é uma excelente opção para os iniciantes no ecoturismo. O percurso desde a cancela na Estrada até o estacionamento, onde a trilha se inicia pode ser considerado a parte mais radical, devido à inclinação da ladeira, mas caminhando devagar é possível vencer tranquilamente este obstáculo. O percurso até o topo leva em média uma hora, dependendo do condicionamento físico do grupo.

Todo o esforço da caminhada é devidamente recompensado por uma das mais belas paisagens jamais vistas. Para o lado do mar é possível ver a Barra da Tijuca, São Conrado, Morro dois Irmãos, praia de Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas.

Se o céu estiver claro, até a região oceânica de Niterói com as suas montanhas. Olhando para a cidade, se pode contemplar o Pico da Tijuca, do Papagaio, o Sumaré, o Corcovado, entre outros.

Na descida, se você estiver de carro e quiser relaxar em outro lugar bonito, pode seguir rumo à Vista Chinesa, um mirante construído no início do séc. XX, para homenagear os chineses que trouxeram para o Brasil a cultura do chá. De lá se pode ver uma deslumbrante paisagem de praticamente toda a zona sul da cidade e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Não faltam bons motivos para você levantar da poltrona e buscar uma atividade diferente para o seu fim de semana e feriado, caso você viva na cidade do Rio de Janeiro ou em seus arredores. Mas se o amigo leitor estiver em outra cidade, espero ter enchido o seu coração de desejo de conhecer este lugar o mais rápido possível!

Marcos Vichi

Saiba mais sobre o que fazer no Rio

Clique no botão abaixo