Conheça 6 maneiras de preparar um café em um camping

22/08/2017

Após a repercussão positiva que teve o artigo publicado aqui na Revista Blog de Escalada sobre os benefício da cafeína para praticante de esportes outdoor, algumas pessoas pediram que fosse pesquisado algumas maneiras de preparar café em um camping. Posteriormente outras bebidas ricas em cafeína também serão abordadas para o conhecimento do público pois por mais ordinário que possa parecer o assunto, é relevante a quem é outdoor de verdade.

A atividade de camping, selvagem ou estruturado, faz parte de várias atividades outdoor como escalada, trekking, alta montanha,etc. Por isso para a elaboração deste artigo considerei que para preparar o café em um camping deve o usuário estar utilizando um fogareiro ou alguma fogueira improvisada (obviamente que em locais que permitam fogueira). Portanto a opção existente somente para campistas que possuem acesso a uma cozinha de um camping estruturado ou albergue/refúgio foram deixados de lado na lista.

Uma observação é válida no momento de elencarmos as opções de café em um camping : caso você seja barista, alguns destes preparos pode "ofender" o seu paladar mais apurado. Por isso fica por sua própria conta seguir lendo este texto, pois o artigo é destinado ao usuário comum.

Café Solúvel

Foto : http://valdocafe.com/Foto : http://valdocafe.com/
Foto : http://valdocafe.com/Foto : http://valdocafe.com/

Esta é a opção mais prática e sempre procurada por quem não tem intimidade com a preparação de café. Porém o gosto de um café solúvel está longe ser agradável ao paladar e, por muitas vezes, pode até mesmo afetar o humor e auto estima. O café solúvel é, em geral, a escolha do campista apressado e sem paciência para elaborar uma xícara de café que lhe dê motivos para seguir em frente com um gosto bom na boca.

Para muitas pessoas a preparação de café solúvel (inclua os capucinos de pacote neste raciocínio) é quase como trapacear na cozinha de um camping. Dependendo da pessoa que prepare a atividade ficará alguns pontos menos prazerosa.

A grande vantagem de utilizar o café solúvel em um camping é o volume ocupado pelos grãos e pela praticidade de se preparar. Quem está realizando alguma expedição, o travessia desafiadora, costuma optar por este tipo de preparo. Outra vantagem do café solúvel é que para quem está fazendo a atividade sozinho, evita o desperdício de água e de tempo.

Modo de preparo

Esquente a água e despeje em uma xícara, ou caneca, que contenha de 2 a 3 colheres de café do grão solúvel. Mexa continuamente até que os grãos dissolvam. O café está preparado e pronto para o consumo

Cafeteira Italiana

Alastair Humphreys ' https://www.flickr.com/Alastair Humphreys ' https://www.flickr.com/
Alastair Humphreys ' https://www.flickr.com/Alastair Humphreys ' https://www.flickr.com/

Falar da cafeteira italiana, comercializada primeiramente pela empresa Bialetti no início do século passado, renderia um artigo inteiro sobre ela. A cafeteira é um dos símbolos do design do século XX e, assim como a garrafa de coca-cola, tem a sua forma reconhecida a quilômetros de distância. Muitas pessoas reclamam do peso que a cafeteira possui e de que por conta deste detalhe possui um fator de custo/benefício questionável.

Porém neste aspecto há de ressaltar que as cópias genéricas desta cafeteiras são muito mais pesadas do que as que a própria Bialetti comercializa. Um modelo da empresa italiana (o mais popular chama-se Moka) possui quase metade do peso de uma genérica de tamanho similar. A explicação é simples : o tipo de material que é empregado na fabricação de uma Bialetti o que faz com que o preparo, assim como a sua portabilidade, sejam diferenciados. Obviamente que esta qualidade superior da marca italiana reflete no seu preço, o qual é superior aos seus concorrentes.

Porém nem tudo são elogios à cafeteira italiana, sua grande desvantagem, principalmente para o campista, é a necessidade de estar limpa logo após o uso. Sem esta "limpeza obrigatória" o produto tende a funcionar incorretamente (em palavras simples : ele entope e começa a "cuspir" café) tornando-se assim um peso morto a carregar em uma trilha.

Modo de preparo

Coloque a água na parte de baixo até a marca da entrada de ar e coloque o filtro metálico com a quantidade de pó de café desejado (mais pó = mais forte). Rosqueie a parte superior e leve ao fogo. Quando o café estiver pronto fará um barulho característico de fervura e está pronto para beber.

Prensa francesa

Foto : http://www.funleashed.com/Foto : http://www.funleashed.com/
Foto : http://www.funleashed.com/Foto : http://www.funleashed.com/

Considerada ecologicamente correta esta cafeteira valoriza o sabor do café e é a favorita de quem gosta de um boa bebida. A Prensa Francesa, que tornou-se novamente popular no Brasil recentemente, surgiu em meados dos anos 1850 e teve sua patente registrada pelo designers italianos Attilio Calimani e Giulio Moneta em 1929.

A prensa francesa é conhecida pelos seguintes nomes :

  • Press Pot, Coffee Plnger e French Press - Inglês
  • Cafetière à piston - Francês
  • Caffettiera a stantuffo - Italiano
  • Cafetera de émbolo - Espanhol

A prensa francesa permite uma fusão mais densa entre a água e o café moído e permite que sedimentos naturais (além do óleo dos grãos de café) cheguem a ser aproveitados pelo usuário. A cafeteira possui um filtro de metal bem fino (feito de uma fina tela metálica) que não absorve o óleo contido nos grãos de cafe garantindo um toque sofisticado ao sabor. No universo de equipamentos outdoor algumas marcas, como a jetboil, possui acessórios para o copo de seus fogareiros que utilizam este método.

Foto : Benjamin Davidson ' https://www.flickr.comFoto : Benjamin Davidson ' https://www.flickr.com
Foto : Benjamin Davidson ' https://www.flickr.comFoto : Benjamin Davidson ' https://www.flickr.com

Os modelos sofisticados, que são vendidos em lojas de baristas, são pesados e, ao mesmo tempo, frágeis. Por isso estes não são aconselháveis para levar a um camping que seja necessário uma longa caminhada. Uma outra observação a respeito do uso de uma prensa francesa é a necessidade de triturar o grão de café para a sua preparação. Obviamente que pode-se moer os grãos antes do camping mas isso, segundo os baristas, pode alterar o sabor do café.

Existem no mercado moedores manuais, e bem leves, que podem ser levados para o camping e no meio de uma natureza exuberante aproveitar um dos melhores cafés tornando assim o momento único.

Modo de preparo

Após aquecer a água até soltar as primeiras bolhas (não deixe ferver !). Coloque o café moído na cafeteira e misture com uma colher suavemente. Coloque a parte de cima de volta na cafeteira, com o filtro todo levantado (quanto mais grosso for a moagem, maior o tempo de infusão) por quatro minutos é o máximo. Pressione o filtro gentilmente. Coloque o café devagar na xícara e deixe descansar por um minuto para os sedimentos assentarem

Café tropeiro

Foto : http://www.mexidodeideias.com.br/Foto : http://www.mexidodeideias.com.br/
Foto : http://www.mexidodeideias.com.br/Foto : http://www.mexidodeideias.com.br/

Se você é roots de verdade pode colocar na sua lista de maneiras de fazer café o modo de preparo tropeiro. O método de café tropeiro é feito desde o inicio da colonização do Brasil e é basicamente a preparação da bebida na fogueira sem o uso de coador. O pó de café é misturado na água e fervido utilizando a própria brasa para separar resíduos do líquido.

A grande vantagem deste método é que utiliza muito poucos recursos na sua preparação e com isso libera espaço na mochila tornando-a mais leve.

Uma das desvantagens clássicas é o gosto do café que acaba ficando com sabor alterado se comparado com os outros métodos de preparação. Outra desvantagem é a necessidade de fazer uma fogueira na sua preparação.

Modo de Preparo

Diferente de todos os outros métodos para a preparação o café tropeiro utiliza a água já em estado de fervura. A maneira mais clássica é adicionar o pó ao líquido quando está em ebulição. Existem variações que colocam o pó quando a água ainda está fria, mas isso deixa um gosto ruim. Até a fervura mexer lentamente para impedir a formação de pelotas de café.

Café com coador

Cafe coado garrafa pet
Cafe coado garrafa pet

Preparar um café com coador de papel ou de pano é o método mais clássico existente no mundo. Para atividades outdoor é muito utilizado, sobretudo por reaproveitar até mesmo garrafas plásticas. A sua preparação é tão clássica que até mesmo o mais inexperiente cozinheiro outdoor consegue fazer.

Dentre as diferenças entre utilizar o filtro de papel e um de pano é a quantidade de resíduos criados. Enquanto o de pano pode ser reutilizável, o de papel (apesar de ser descartável) possui um peso muito menor. Em uma caminhada longa isso faz toda a diferença. Uma característica marcante deste preparo é o aroma desprendido na sua preparação que é muito mais acentuado que os outros.

Modo de preparo

Um litro de café utiliza de 3 a 5 colheres de sopa de pó. Após as primeiras bolas de fervura (não deixe ferver !) despeje lentamente o café , fazendo círculos, no pó depositado no filtro. Espere escorrer completamente.

Handpresso

Foto : http://www.thecampingcentral.com/Foto : http://www.thecampingcentral.com/
Foto : http://www.thecampingcentral.com/Foto : http://www.thecampingcentral.com/

Para os praticantes de atividades outdoor hipsters existe um produto perfeito : Handpresso. O produto (que foi anunciado em primeira mão na Revista Blog de Escalada), que pesa aproximadamente 480 gramas, faz 50 ml de café expresso. O produto compacto faz um café com qualidade quase igual a de uma cafeteria.

A grande desvantagem do produto é a sua limitação de quantidade de café produzida (50 ml por vez) além de seu considerável peso para ser utilizado em travessias longas. Para quem pratica atividades de natureza sozinho e aprecia um café expresso forte e de qualidade é uma escolha interessante.

Um outro detalhe que pode desagradar o usuário apreciador de grandes quantidades de café e a limitação por conta do sachê de preparação.

Modo de preparo

Colocar água quente e em seguida o sachê expresso. Travar adequadamente o aparelho e soltar o botão da pressão. O restante é feito pelo aparelho.

Por: Natalia De Marco

Publicado originalmente em: http://bit.ly/2vmBMnb