Como se preparar para a Trilha Inca de Machu Picchu

16/11/2016

Sem dúvida nenhuma, conhecer Machu Picchu é algo muito especial! Todo mundo deveria conhecer - quem já foi não esquece, e quer voltar!

Você pode ir pra lá saindo de Cusco, de trem, ou fazendo a trilha inca - se você tiver tempo para isso, nem pense duas vezes - faça a trilha! A recompensa de chegar lá, depois de 4 ou 5 dias de caminhada, é com certeza muito maior!

Final de tarde em Machu Picchu
Final de tarde em Machu Picchu

Trilhas

A Trilha Inca Clássica, de 4 dias, é a mais concorrida. Só é possível fazer com alguma agência (não dá pra ir por conta), e é preciso reservar com meses de antecedência - só consegui vaga dois meses antes porque era baixa temporada (em novembro já começa a época de chuvas).

A Trilha Salkantay, que é a alternativa, leva 5 dias, e vai por um caminho diferente. Ela é uma ótima opção pra chegar a Machu Picchu também, e não é preciso reservar com antecedência - dá pra fechar lá em Cusco mesmo, dois dias antes. Ah, e ela tem a vantagem de custar menos da metade da trilha inca!

segundo dia da Trilha Inca
segundo dia da Trilha Inca

Quando Ir

A alta temporada pra ir pra Machu Picchu é na metade do ano, de abril a agosto/setembro, época em que tudo é mais concorrido (junho é o mês mais disputado). No final do ano, de outubro a dezembro, já é época das chuvas - mas isso não quer dizer que você não possa fazer a trilha, eu fiz em novembro e só peguei chuva em um dos dias. No comecinho do ano tem um período em que a trilha fica fechada pra manutenção - se estiver pensando em ir pra lá em janeiro ou fevereiro, dê uma pesquisada antes!

É puxado?

É beeeem puxado! Cansa pra caraca! Procure se preparar antes, pra dar conta das subidas, ainda mais carregando peso! Cada um dos dias tem o seu desafio (subidas fortes, altitude, descidas que forçam o joelho...), quem está muito sedentário sofre demais, e pode não dar conta...

Você pode optar por contratar um carregador (porteador) pra levar a mochila. É meio caro, mas vale a pena, porque você não sofre tanto pra fazer a trilha (10 Kg a menos nas costas fazem uma diferença com aquela altitude!).

O ideal é ficar pelo menos dois dias em Cusco antes de começar a trilha, para o corpo se acostumar com a altitude. Como escrevi no post de La Paz, o bicho pega quando você começa a fazer esforço físico com a tal da altitude...

subida e chuva na trilha
subida e chuva na trilha

O que levar para a trilha

É bem bom levar um cajado (dá pra comprar em Ollantaytambo, ponto de saída para a trilha, é baratinho), que ajuda bastante principalmente no terceiro dia (muitas descidas) e uma capa de chuva (se puder compre uma melhorzinha - comprei aquelas de saco de lixo e era ruim pacas... Em Cusco tem várias opções de lojas com equipamentos para MP). No terceiro dia a trilha passa por uma região de floresta tropical, então é bem normal chover.

Leve pouca coisa na mochila, só o necessário mesmo (a mochila grande dá pra deixar em depósito no hostel). Levei, em uma mochila menor, 2 calças, 3 camisetas, 4 meias (Dry Max, pra não fazer bolhas nos pés), um casaco tipo fleece (bem leve e esquenta bastante), uma segunda pele (pra dormir à noite) e um chinelo (pra noite).

Faz bastante frio em alguns momentos, é bom ter gorro e luva. É importante também boné e óculos de sol. Leve também lencinhos umedecidos (fundamentais, porque banho só rola no terceiro dia), um sabonete e toalha pequenos (é legal levar aquelas toalhas de camping), pasta e escova, e sachês de shampoo e condicionador (são pequenos, não pesam na mochila e só dá pra usar no terceiro dia mesmo).

chegada em Machu Picchu
chegada em Machu Picchu

A barraca é fornecida pela agência, assim como toda a alimentação. O saco de dormir e o isolante térmico você tem que levar (ou alugar da própria agência, mas é você quem carrega). Se quiser leve também uns lanchinhos para comer durante a trilha (barra de cereais, banana passa, chocolate, pastilhas pra garganta não ficar seca) - a agência também dá o lanche, mas dá pra levar algumas coisas (não muitas, pra não pesar). Tem gente que leva gatorade no primeiro dia - eu só tomei água.

É legal ter bateria reserva pra máquina fotográfica (não tem onde carregar no caminho). Também vale a pena ter Clorín (pastilhas pra purificar a água, já que não tem onde comprar durante a caminhada), você compra em farmácias de Cusco.

Outra dica bacana é levar uma bandeira do Brasil, faz sucesso por lá! Se tiver algum problema no joelho, compensa levar um tensor/joelheira, ajuda bastante a não doer nas descidas (principalmente no terceiro dia). Pode ser legal levar um relaxante muscular também.

Por Carol Moreno - Blog Mochilão Trips

Postagem originalmente publicada em: http://www.mochilaotrips.com/como-se-preparar-pra-trilha-inca-de-machu-picchu/ Acesso em 16/11/2016 - 23:09

Encontre a sua aventura aqui!