Como chegar ao Salar de Uyuni

26/07/2017

O passeio do Salar de Uyuni pode começar em San Pedro de Atacama, no norte do Chile, ou na cidade de Uyuni, na Bolívia. Se você iniciar a viagem em Uyuni, terminará em San Pedro; se começar em San Pedro, terminará em Uyuni. Embora a viagem termine em cidades diferentes, as agências turísticas oferecem a possibilidade de retornar à cidade de partida ao fim do passeio.

A escolha de onde começar o passeio dependerá dos seus planos de viagem. Para quem já está viajando pela Bolívia ou pelo Peru, será mais prático começar a viagem em Uyuni. Para quem está no Chile, a melhor ideia é ir para San Pedro, aproveitar para conhecer o Atacama e fazer a viagem do Salar de Uyuni.

Muita gente diz que prefere começar a viagem em Uyuni e não em San Pedro, pois o trajeto completo dura menos dias e a partir de Uyuni o preços dos passeios são bem mais atrativos. Exatamente o mesmo roteiro saindo de Uyuni, na mesma agência, recebe um desconto significativo quando comparado aos preços dos passeios contratados no Chile.

A ordem de parada nos atrativos turísticos será contrária, é claro - se em Uyuni o passeio começa pelo Cemitério de Trens e no Salar de Uyuni, esses são os últimos pontos visitados por quem parte de San Pedro.

Para chegar a San Pedro de Atacama

Para os brasileiros, o primeiro passo é pensar em como chegar de sua cidade até Santiago do Chile. Atualmente, há voos diretos entre Guarulhos e Santiago com a Tam, Lan, Gol e Sky; partindo do Aeroporto do Galeão, há voos com a Lan e Tam. O segundo passo é pensar no trajeto entre Santiago e Calama, que tem cerca de 2h de duração - as duas empresas que operam nesse trecho são a Lan e a Sky.

No contexto geral, a melhor opção para os brasileiros chegarem a Calama é utilizar a Tam/Lan. Como a Tam se juntou à Lan, você consegue comprar em um único localizador a passagem saindo de diversas cidades brasileiras e indo até Calama, fazendo o trecho interno no Chile com a Lan.

Outra opção para viajar entre Santiago e Calama ou mesmo entre Santiago e San Pedro de Atacama, é utilizar os ônibus. As viagens de ônibus no Chile são bastante confortáveis, o "porém" é que a viagem entre a capital chilena e San Pedro dura quase 24h.

Entre Calama e San Pedro de Atacama são cerca de 100 km de viagem. Esse trajeto pode facilmente ser feito com agências de transfer. Veja aqui mais informações.

Para chegar a Uyuni

Antes de pensar em chegar em Uyuni, é preciso pensar primeiro em como chegar à Bolívia e não há tanta oferta de voos entre as capitais brasileiras e as grandes cidades bolivianas.

Partindo de São Paulo, há voos para La Paz, com a BoA, e para Santa Cruz de La Sierra, com a BoA, Gol e Tam. Outra alternativa é voar para a Bolívia com a Lan, Avianca e Sky, mas normalmente seus voos são mais demorados devido ao local de conexão nos trajetos.

Chegando por Santa Cruz de La Sierra será melhor fazer um voo interno no país até La Paz ou até Uyuni.

Após chegar em La Paz, as opções para ir até Uyuni são as seguintes:

  • Avião - É a maneira mais rápida para fazer a viagem entre La Paz e Uyuni, e a mais cara também. O voo dura cerca de 40 minutos e as companhias que operam nesse trecho são a Amaszonas e Tam (não é "nossa" Tam brasileira, e com essa empresa não é possível comprar passagens pela internet). É um trecho caro se formos considerar o tempo de viagem. Também há voos com a Tam Boliviana para Uyuni a partir de Sucre (Bolívia).
  • Ônibus turísticos - São ônibus que fazem o trajeto entre Uyuni e La Paz (e vice versa). Eles viajam sempre durante a noite, saem de La Paz no fim do dia e chegam a Uyuni cerca de 7h da manhã. A viagem dura em torno de 10h e embora o preço seja atrativo, pesa contra o sacolejo que você deverá sofrer nas estradas.
  • Ônibus convencional ou ônibus + trem - Para chegar em Uyuni, primeiro é necessário fazer um trajeto de ônibus entre La Paz e Oruro (4h de viagem) e então pegar um novo ônibus de Oruro para Uyuni. A viagem de ônibus deve durar em torno de 12h no total.

Em Oruro há a opção de tomar um trem para Uyuni ao invés de pegar ônibus. O trajeto de trem não funciona todos os dias, mas é uma maneira diferente de viajar.

Por Camille Panzera

Publicado originalmente em:https://guia.melhoresdestinos.com.br/como-chegar-ao-salar-de-uyuni-165-1898-p.html