Cinco lugares tranquilos no Brasil para viajar nas férias

06/06/2017

Quando as férias se aproximam, tem gente que começa a sentir um frio na espinha só de pensar em pegar a estrada para chegar a algum lugar qualquer lotado de pessoas que também estão de férias.

Fobia de multidão? Pode não parecer exagero, considerando a alta frequência especialmente de cidades praianas durante o verão. Sem contar que a ideia de ter que se estapear com outra pessoa pra esticar uma canga na areia parece mesmo apavorante.

Seja lá qual for o seu motivo para evitar lugares cheios durante as férias, o importante é que, aqui, você vai encontrar 5 lugares tranquilos para viajar em janeiro. O sossego é realmente garantido, já que os destinos nem aparecem entre os 50 mais buscados da temporada no trivago.

Ouro Preto

Ouro Preto é ideal para quem, embora queira tranquilidade, esteja a fim de uma programação cultural e do contato com a natureza. A cidade, a primeira brasileira a ser considerada um Patrimônio Cultural pela Unesco, em 1980, tem diversos atrativos para férias sossegadas, porém, repletas de atividades para todos os dias.

Ouro Preto Minas Gerais - Foto: Embratur
Ouro Preto Minas Gerais - Foto: Embratur

O Centro Histórico é a principal atração cultural da cidade. As ladeiras de paralelepípedos nos levam a uma viagem no tempo, entre Igrejas famosas, como a de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, um marco do ciclo barroco em Minas Gerais, lojinhas que vendem pedras preciosas, a Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência e o Museu do Oratório.

Para ver tudo isso do alto, vale a pena subir até o Mirante do Morro São Sebastião.

Saindo um pouco da cidade, você vai encontrar, indo para Mariana, o Parque Estadual do Itacolomi que tem como principal símbolo o Pico do Itacolomi com 1.772 metros de altitude.

Ouro Preto Minas Gerais Centro Historico - Foto: Acervo Setur MG - Xará
Ouro Preto Minas Gerais Centro Historico - Foto: Acervo Setur MG - Xará

Onde ficar em Ouro Preto - Pousada do Ouvidor

A Pousada do Ouvidor fica no centro histórico da cidade, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e da Ponte de Marília.

Todos os apartamentos foram equipados com TV, frigobar e banheiro privativo e, de alguns deles, é possível ter uma bela vista da cidade.

Do bar e cafeteria, você pode ter o seu café da manhã assim como na foto:

Pousada Ouvidor Ouro Preto Minas Gerais
Pousada Ouvidor Ouro Preto Minas Gerais

Serra Negra

No interior de São Paulo, a aproximadamente 140 km da capital, Serra Negra, além de tranquila, é considerada Cidade Saúde por suas fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas. Uma visita à cidade, que é parte do Circuito das Águas Paulistas, pode ser considerada, portanto, como um tratamento para o corpo - ótimo para quem deseja relaxar durante as férias!

Além de aproveitar a estadia na cidade para se hidratar com as poderosas águas, existem muitas outras coisas pra fazer por lá.

Serra Negra São Paulo Foto: Aprecesp
Serra Negra São Paulo Foto: Aprecesp

A cidade também é conhecida pelo comércio de artigos e roupas de couro, o que já garante aquelas comprinhas essenciais de férias. O turismo por fazendas é outro atrativo da região e, durante um passeio, você irá passar por trilhas, rios e cachoeiras.

Na cidade, um teleférico com 1.500 metros de comprimento que leva ao mirante do Cristo Redentor é a grande sensação. Outro ponto literalmente alto que vale a pena subir, acessível de carro, é o Mirante Alto da Serra. Do alto da montanha de 1.310 metros, dá pra ver mais de 10 cidades da região e até praticar voo livre!

Duas dicas gastronômicas para colocar no roteiro: o restaurante Sr. Bacalhau, especializado em comida portuguesa, e provar os cafés especiais da região, encontrados em diversas cafeterias da cidade.

Serra Negra São Paulo - Foto: Aprecesp
Serra Negra São Paulo - Foto: Aprecesp

Onde ficar em Serra Negra - Pousada Shangri-la

A pousada Shangri-la está no meio das montanhas. Em uma área de 30.000 m², estão distribuídos suítes e chalés com varandas e lareiras. A mesma água saudável que faz a fama da cidade cai diretamente da torneira do hotel e pode ser consumida sem problemas.

Em todos os ambientes do hotel, você vai ouvir músicas relaxantes, seja durante o café da manhã, na piscina ou à noite no restaurante. Aproveite para fazer um tratamento no espaço Zen e para fazer muito "nadismo" nos gazebos e redes espalhados pelos cantos da pousada.

Pousada Serra Negra Shangri la
Pousada Serra Negra Shangri la

Pirenópolis

A combinação entre sossego e um paraíso natural com condições ideais para a prática de esportes de aventura destaca Pirenópolis na nossa lista.

Pirenópolis Cachoeira Abade - Cachoeira do Abade - Foto: CC-BY-SA-3.0 - Tiago Caramuru
Pirenópolis Cachoeira Abade - Cachoeira do Abade - Foto: CC-BY-SA-3.0 - Tiago Caramuru

A cidade no interior de Goiás é cercada de rios, cachoeiras, matas e morros, ideais para fazer trilhas. Se você é fã de montanhismo, rapel em cachoeiras, arvorismo, cavalgadas e rafting, então, não precisa pensar duas vezes para colocar Pirenópolis nos seus destinos das férias de Janeiro.

Turismo de aventura também combina com longas horas de descanso. O centro histórico da cidade pode ser incluído na parte relaxante do roteiro. O local é patrimônio histórico e tem casarões do século XVIII, museus e igrejas.

Onde ficar em Pirenópolis - Pousada Flores do Cerrado

Em um ponto estratégico, entre o centro histórico e a rota das cachoeiras, a Pousada Flores do Cerrado é um convite para relaxar nas redes ou na piscina. Lá, você vai, sem dúvida, repor energias para aproveitar as atividades na natureza em Pirenópolis.

Você também vai encontrar: café da manhã, chá da tarde e Wi-Fi gratuito.


Pousada Flores do Cerrado Pirenópolis
Pousada Flores do Cerrado Pirenópolis

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras está a 1.444 metros acima do nível do mar, no pico de uma montanha de pedra na Serra da Mantiqueira, e é uma das cidades mais altas do Brasil.

A pacata cidade no interior de Minas Gerais é cheia de histórias e lendas típicas de cidades pequenas e que proporcionam ainda mais curiosidades para os visitantes. Se você estiver de férias por lá e der de cara com um extraterrestre, isso jamais irá surpreender um morador de São Thomé das Letras. Afinal, existem diversos relatos de São-Tomeenses que acreditam viver cercados por seres de outros planetas.


Cachoeira Antares - Foto: Acervo Setur MG - Patrick Grosner
Cachoeira Antares - Foto: Acervo Setur MG - Patrick Grosner

Pode acontecer também de, durante um passeio pela região, você encontrar a gruta que leva à Machu Picchu, no Peru. Não seria maravilhoso? São essas histórias, junto a toda beleza natural, que fazem de São Thomé das Letras um lugar inesquecível.

As ruazinhas, caracterizadas pelas casas e igrejas revestidas de quartzito, são o charme da cidade. Nos arredores, cachoeiras, lagos e grutas completam o conjunto dos atrativos locais.

Quem visita são Thomé das Letras deve obrigatoriamente conhecer o Parque Municipal Antônio Rosa. A Casa da Pirâmide, Toca da Bruxa, o Mirante e a vista 360° de toda a região fazem da visita ao parque um passeio imperdível na cidade.


Poço das Esmeraldas - Foto: Acervo Setur MG - Patrick Grosner
Poço das Esmeraldas - Foto: Acervo Setur MG - Patrick Grosner

Onde ficar em São Thomé das Letras - Pousada Árvore Centenária

A Pousada Árvore Centenária é caracterizada pelo estilo rústico. As acomodações são suítes que acomodam até cinco pessoas, todas com banheira, varanda com redes, frigobar e tv.

Como é inevitável acordar tarde com tanta calmaria, o café da manhã é servido até o meio-dia.


Pousada Árvore Centenaria São Thome das Letras MG
Pousada Árvore Centenaria São Thome das Letras MG

Guaramiranga

Enquanto todo mundo está atrás das praias nordestinas em Janeiro, você quer fugir para o interior, de preferência, para um lugar bem acima do nível do mar. Guaramiranga, a 110 km de Fortaleza, é a resposta. Sim, no Ceará, no alto da serra, com montanhas que chegam a mais de 1.000 de altitude.


Guaramiranga Cachoeira do Perigo - Foto: Setur CE
Guaramiranga Cachoeira do Perigo - Foto: Setur CE

A pequena cidade do interior tem todo aquele pacote que você espera ver em uma cidade de serra: temperaturas amenas, um centro com uma bela igreja matriz em um ponto alto da cidade e muitos atrativos naturais.

Rios, cachoeiras, mirantes e trilhas ecológicas vão ser os seus principais compromissos durante as férias em Guaramiranga. Uma dica é o Parque das Trilhas, de onde partem diversos percursos de caminhadas pela Mata Atlântica. No parque, também é possível fazer tirolesa, rapel e andar de caiaque.


Guaramiranga Serra - Foto: Setur CE
Guaramiranga Serra - Foto: Setur CE

Onde ficar em Guaramiranga - Hotel Vale das Nuvens

O Vale das Nuvens fica no topo de uma montanha e é um hotel que valoriza práticas sustentáveis, como a utilização de energia eólica. Dentro da área do hotel, existem trilhas que variam de duração entre 5 minutos e 3 horas.

O café da manhã é bastante generoso e traz uma variedade de frutas, tortas, bolos, pães, tapiocas e muito mais.

Hotel Vale das Nuvens
Hotel Vale das Nuvens

E aí? Qual é o seu lugar favorito para passar férias tranquilas?

Por Isadora Alfers, 04/11/2016

Publicado originalmente em: http://room5.trivago.com.br/lugares-tranquilos-para-viajar/